Dicas a Regentes

Antes de ensaiar é bom tomar um banho, escovar os dentes, trocar de roupa, usar algo limpo e adequado ao clima e às atividades que serão desenvolvidas no coral. Tal recomendação faz-se necessária à medida que o cuidado com a higiene pessoal estimula a criação de um ambiente de trabalho agradável, sobretudo sob a perspectiva olfativa e visual. Mal humor, preocupações, frustrações e decepções devem ficar fora da sala. (...) na medida do possível, evitar que os seus problemas pessoais interfiram na produção do coro. (...)

Ao invés de levar o problema para o momento de trabalho, o profissional pode e deve aproveitar o ensaio para fazer uma pequena "terapia", isto é, para relaxar e renovar sua mente, visto que, como diz o provérbio, "quem canta, seus males espanta."

Quanto ao aspecto vocal, é sempre bom lembrar que a voz é muito delicada e sofre diretamente as conseqüências das alterações físicas e psicológicas. O profissional precisa cuidar, da melhor forma possível, do seu instrumento de trabalho, para que este possa funcionar da melhor forma possível. (...) no mundo contemporâneo, se quiser atingir o mínimo de qualidade vocal, deve aprender a evitar os inúmeros problemas que afetam diretamente a voz, dentre os quais destacamos: o estresse; a poluição sonora; e os hábitos de falar muito forte e numa altura inadequada (sobretudo na região aguda), de gritar desnecessariamente, de ingerir bebidas alcóolicas e de fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário